02 junho 2009

AUTO.RETRATO FAIXA A FAIXA

Confira as faixas comentadas do novo cd da Fernanda Porto: AUTO.RETRATO

1)Autorretrato (Fernanda Porto). Nesse Pop Eletrônico, uma auto-biografia bem humorada percorre a canção sem medo de se revelar “ ..Sou assim, sem tirar nem pôr, num retrato pb ou cor, foi um click que me pegou e num flash me revelou..”.

2)Agora é minha vez (Fernanda Porto) .O ritmo Break-Beat comanda a canção que deixa muito claro o que tem a dizer: “..fique você com as suas promessas, me deixa ir, agora é minha vez..”.

3)Eu preciso entender tudo isso (Fernanda Porto). Aqui o personagem se percebe-se tomado pelo ciúme e confessa ser incapaz de lidar com esse devastador sentimento: “.. percebia seus olhares e o que ela te dizia, eram mil histórias era fantasia e o que mais eu vi eu não duvidei era um vento forte era a paixão...Nessa canção, influências do Baião convivem no ambiente eletrônico do Broken-Beat.

4)Virou Canção (Fernanda Porto/Lina de Albuquerque). Em atmosfera de bossa nova, uma viagem em busca do amor, um passeio pelas cidades do Brasil e o eterno refúgio no parceiro violão. Quando o amor quer virar canção ele se torna seu principal aliado.

5)Conte-me tudo (Fernanda Porto). Aqui o suave ritmo eletrônico “Down-Tempo” , aliado aos pianos e a um bass synth circular traz o ambiente de tranquilidade e transparência que a letra pede: “...Diga mais de você, eu preciso saber tudo isso que passa na sua cabeça...”.

6)Perdi o Tom (Fernanda Porto). Os primeiros acordes do violão criam um ciclo harmônico e rítmico não usual e servem de pano de fundo para a pergunta: - “O que que vc tem? Por causa de você perdi o tom...”.é onde o amor nos desconserta, nos faz perder as referências. O samba aqui recebe do beat eletrônico Drum and Bass os teclados e seu andamento acelerado. (174 BPM).

7)Vem morar comigo (Fernanda Porto). O amor dessa vez tenta provar que já tem maturidade para encarar todas as surpresas de uma vida a dois: “Cada um tem o seu jeito, não precisa explicar esses seus livros na varanda..” .Uma Balada Eletrônica com pitadas de Break Beat.

8)Cidade sem fim (Fernanda Porto). O Progressive House vem dar a trilha sonora para a canção. Numa cidade aflita aonde os fatos se atropelam “.. `as vezes a chuva começa e ainda faz sol...” as pessoas se esbarram mas não se encontram de verdade “...onde será que vc se esconde...”.

9)Tinha que acontecer (Fernanda Porto) Um amor predestinado a acontecer- “ ..destino, sorte ou coisa assim eu você...”.O BreakBeat reforça o marcante groove do violão na abertura da canção . Na segunda parte o piano imprime uma atmosfera tranquila e prepara o ambiente para o solo de sax.

10)Na bossa ou no samba (Fernanda Porto) . Aqui um paralelo entre o encontro da bossa com o samba e o amor: “..e eu fico feito bossa nova tentando ser cool... mas o que sei a bossa nasceu do samba cantando baixinho e quando ouviu batucada chegando se entregou...”As percussões eletrônicas vão se alternando lentamente até o final alterando o tempo todo o colorido da canção.

11)Parece ser (Fernanda Porto/Christianne Neves) Como conviver com sensações de estranhamento existencial que tanta vezes nos perseguem? “..quando é de noite sinto o dia, estou voando, piso o chão..sai de mim caí na guia..”Nessa letra de Christianne Neves o personagem busca incansavelmente uma reposta para a questão. O Piano percorre toda a canção acompanhando suas inquietudes, suas harmonias inesperadas e suas mudanças de compasso.

12)Roda de Samba (Fernanda Porto/Christianne Neves). Uma leitura eletrônica para esse Samba Jazz. Desta vez, todo o groove do samba parte integralmente do teclado sincopado. Na letra um convite e um recado: “..Hoje tem roda de samba será que você vai chegar?Pro samba precisa tempero vem com vontade vem já”

13)Tanto tempo faz (Fernanda Porto/Christianne Neves) Os acordes dissonantes marcam a canção em ritmo de NuJazz. As linhas do bass synth muitas vezes passam pelo jazzístico walking-bass enquanto a melodia da voz insiste em dizer: “Não vá por aí..o que é o amor, o que é o amor? ....”.

14)Tem uma vaga aí? (Fernanda Porto) Nesse samba o bom humor garante a difícil tarefa de falar de emprego, trabalho e até mesmo do amor. O arranjo cheio de melodias e pausas inesperadas se encarrega de dar as respostas musicais `a pergunta chave. O Drum and bass prova mais uma vez que seu groove sincopado caminha facilmente pelo samba.

0 comentários: